Fernanda Borghetti

Nascida em POA/BR a 17 de junho de 1975.
Licenciou-se em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no ano de 1997. Em janeiro de 1998, veio para Portugal passar férias, mas decidiu ficar a viver.

O que a cativou neste país foi a oportunidade de uma maior proximidade e relação com a natureza, seja com os espaços rurais ou com as pessoas.

Em Portugal investiu em diversas formações complementares no âmbito da Educação e da Filosofia, das quais destaca a Pós-Graduação em Educação Social e Intervenção Comunitária e o Mestrado (a frequentar na Universidade dos Açores) em Filosofia para Crianças.

Simpatizante dos modelos de ensino preconizados por Paulo Freire, Jorge Larrosa, Francesc Ferrer i Guàrdia, Maria Montessori, José Pacheco, entre outros, procura aliar à sua prática pedagógica metodologias que privilegiem as idiossincrasias do ser.

Inspirada em Matthew Lipman e Oscar Brenifier, encontra no legado destes mestres os alicerces para as estratégias que aplica no seu dia a dia com as crianças. Admiradora de Howard Gardner, procura, na compreensão das inteligências múltiplas, pautar a sua didática em dinâmicas respeitosas e verdadeiramente libertadoras.

Atribui ao exercício dialético uma importância cada vez maior, na medida em que, considera que a metacognição permite o desenvolvimento de indivíduos mais autónomos, críticos e criativos que possam vir a desempenhar um papel ativo e responsável na sociedade.

Possui uma vasta experiência em projetos no âmbito da inclusão social. Em 1999 ingressou no CRIT – Centro de Reabilitação e Integração Torrejano – para exercer a função de mediadora e formadora no projeto de Transição para a Vida Ativa, programa financiado pelo Ministério da Educação. Esteve ligada a este mais de uma década, tendo colaborado com escolas de diversas localidades, fazendo a ponte entre os estabelecimentos de ensino e a comunidade.

É autora e atualmente desenvolve, a partir dos livros que escreve, projetos educativos para a promoção da literacia e do pensamento crítico. Em parceria com escolas, museus, bibliotecas e teatros, cria, dinamiza e promove iniciativas de educação pela arte, com vista à sensibilização dos mais jovens para a importância da flexibilidade de pensamento.


Possui três novelas para o público infanto-juvenil em Edição de Autor e três contos infantis com a chancela da Editora Alfarroba, publicados entre 2018 e 2022. Em 2023 publicou dois livros (de uma coleção de doze volumes com textos de sua autoria), através de uma iniciativa da Fundação Maria Dias Ferreira, com apoio da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere e da Editora ORO. Além deste trabalho editorial, em paralelo, levou o seu projeto “Pequenos Amantes do Saber” (Filosofia para Crianças) a diversas escolas do país.

Para 2024 tem previstas mais quatro publicações, todas para o segmento infanto-juvenil, dando assim continuidade ao trabalho desenvolvido até então. Um “livro-poema” com a chancela da Editora Alfarroba; mais dois volumes da coleção “Pequeno Pensador” e, ainda, um trabalho editorial um pouco diferente, pelo qual guarda um apreço especial, pelo formato, mensagem e dinâmica que permitirá realizar em diversos contextos. Uma surpresa!