A escola do Sementes

A escola Sementes é uma instituição inovadora e regenerativa que acredita no poder do ensino transdisciplinar para atender às necessidades diversas das crianças.

Queremos capacitá-las a pensar criticamente, trabalhar em colaboração com a comunidade que as envolve e ter um impacto positivo na bio-região onde se inserem.

Por isso, dedicamo-nos a proporcionar-lhes uma experiência de aprendizagem regenerativa, enriquecedora e integral que as prepara para o futuro.

Atualmente, estamos integrados na Assembleia de Redes de Comunidades de Aprendizagem (ARCA27), para que a nossa proposta seja integrada na oferta educativa pública.

O que nos move e porquê?

Temos de mudar a forma como se aplica a diversidade e a inclusão!

O sistema atual parece ignorar frequentemente as necessidades únicas dos estudantes de diferentes origens, ou que se encontram nas franjas – académicas, socio-económicas ou culturais – perpetuando a discriminação e os preconceitos.

É necessário criar um ambiente escolar mais inclusivo e equitativo, onde todos os estudantes se sintam seguros, apoiados, vistos e valorizados.

Temos de mudar as oportunidades de acesso a uma educação de qualidade!

A falta de acesso a uma educação empoderadora e de qualidade é uma realidade para muitas crianças, particularmente as de comunidades rurais ou de baixos rendimentos.

É necessário que se criem condições de acesso para todos, independentemente do estrato social ou da região onde vivem. É nesse sentido que estamos a trabalhar, integrados na ARCA27, para que esta proposta faça parte da rede pública.

Temos de mudar a forma como se encara o ensino e a aprendizagem!

O modelo tradicional de ensino, no qual o professor fica em pé à frente do grupo e dá palestras, não é eficaz.

É necessário criar oportunidades de aprendizagem mais centradas na criança, na relação que esta estabelece com o ambiente em que se insere e na ação prática.

 

Temos de mudar a forma como se avalia!

O atual sistema de testes padronizados não mede com precisão os conhecimentos ou capacidades da criança. Basta pensarmos em todos os testes que fizemos no nosso tempo de escola e no que retivemos até hoje…

É necessário criar formas mais autênticas de avaliação, que permitam aos alunos gerir o seu progresso individual e demonstrar continuamente a aquisição de conhecimentos e aptidões de forma mais significativa.

É cada vez mais óbvio que o sistema escolar precisa de mudar a fim de melhor satisfazer as necessidades de todos os estudantes!

A educação regenerativa visa criar um mundo mais justo e sustentável e não apenas reproduzir conteúdos. Baseia-se no pensamento integral e sistémico, tem em conta a interligação de todos os sistemas vivos e encoraja as crianças a pensar de forma crítica e criativa. Além disso, põe um grande foco na aprendizagem baseada na experiência da comunidade e incorpora elementos de conhecimento ancestral e de ecoliteracia.

É pela constatação da insustentabilidade dos sistemas atuais, e por acreditarmos que para atingirmos a sustentabilidade temos de começar pela regeneração, que nos propomos a criar uma escola regenerativa, que tem por missão semear, na aldeia de Liteiros, uma proposta educativa que promova o desenvolvimento pessoal, cívico e emocional, colocando no centro do processo de aprendizagem a relação da criança/jovem com todas as dimensões do meio em que se insere.

Como o fazemos?

Interdisciplinaridade

Com a metodologia de projetos, as crianças contactam com a interdependência das várias disciplinas, tendo assim uma abordagem mais integral e significativa da aprendizagem. Ao quebrarmos as fronteiras tradicionais das disciplinas, a experiência de aprendizagem torna-se mais motivadora e cativante.

Desenvolve também o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, essenciais para o sucesso no mundo moderno.

No final dos projetos é feita uma apresentação à comunidade, para consolidar e formalizar as aprendizagens. 

Ensino Doméstico

Esta abordagem permite que os responsáveis educativos escolham o currículo e os métodos de ensino que melhor se adequam às necessidades individuais das crianças. A lei portuguesa permite o ensino doméstico desde que as crianças estejam matriculadas em escolas públicas ou privadas e acompanhadas por tutores.

Entre Setembro e Dezembro acompanhámos diariamente duas famílias.  Entretanto, em Janeiro, iniciámos esforços para que a nossa proposta educativa passasse a fazer parte da rede pública torrejana, pelo que as nossas atividades com as famílias têm sido mais esporádicas.

Intergeracionalidade

Reconhecemos o poder da aprendizagem intergeracional, pelo que integramos toda a comunidade no processo de ensino.

Na partilha da sua sabedoria com as crianças, proporcionamos-lhes aprendizagens valiosas em atividades quotidianas como por exemplo costura, carpintaria ou cozinha. Em troca, as crianças desenvolverão projetos comunitários, usando a sua criatividade e capacidade de resolução de problemas para lidar com alguns dos desafios que a aldeia enfrenta.

Regeneração

Uma das principais características da escola será o sistema de agricultura sintrópica que se encontrará no terreno.

Nele as crianças poderão explorar e aprender sobre os ciclos da Natureza – desenvolvendo uma compreensão mais profunda da interconectividade do Homem à Terra e, assim, da importância de preservar a biodiversidade e o meio em que vivem – enquanto produzem os seus próprios alimentos!

Interculturalidade

Fomentamos a diversidade e compreensão culturais através da nossa biblioteca – que inclui livros em múltiplas línguas e com diversos contextos culturais – e das parcerias que queremos desenvolver com escolas pelo mundo fora, que partilham a nossa abordagem.

Temos também um calendário com importantes festivais e eventos culturais de todo o mundo ao longo do ano, para fomentar nas crianças uma perspectiva global.

Pré-inscrição 2024/2025