A escola do Sementes

A escola Sementes é uma instituição inovadora e regenerativa que acredita no poder do ensino transdisciplinar para atender às necessidades diversas das crianças.

Queremos capacitá-las a pensar criticamente, trabalhar em colaboração com a comunidade que as envolve e ter um impacto positivo na bio-região onde se inserem.

Por isso, dedicamo-nos a proporcionar-lhes uma experiência de aprendizagem regenerativa, enriquecedora e integral que as prepara para o futuro.

O que nos move e porquê?

Temos de mudar a forma como se aplica a diversidade e a inclusão!

O sistema atual parece ignorar frequentemente as necessidades únicas dos estudantes de diferentes origens, ou que se encontram nas franjas – académicas, socio-económicas ou culturais – perpetuando a discriminação e os preconceitos.

É necessário criar um ambiente escolar mais inclusivo e equitativo, onde todos os estudantes se sintam seguros, apoiados, vistos e valorizados.

Temos de mudar as oportunidades de acesso a uma educação de qualidade!

A falta de acesso a uma educação empoderadora e de qualidade é uma realidade para muitas crianças, particularmente as de comunidades rurais ou de baixos rendimentos.

É necessário que se criem condições de acesso para todos, independentemente do estrato social ou da região onde vivem.

 

Temos de mudar a forma como se encara o ensino e a aprendizagem!

O modelo tradicional de ensino, no qual o professor fica em pé à frente do grupo e dá palestras, não é eficaz.

É necessário criar oportunidades de aprendizagem mais centradas na criança, na relação que esta estabelece com o ambiente em que se insere e na ação prática.

 

Temos de mudar a forma como se avalia!

O atual sistema de testes padronizados não mede com precisão os conhecimentos ou capacidades da criança. Basta pensarmos em todos os testes que fizemos no nosso tempo de escola e no que retivemos até hoje…

É necessário criar formas mais autênticas de avaliação, que permitam aos alunos gerir o seu progresso individual e demonstrar continuamente a aquisição de conhecimentos e aptidões de forma mais significativa.

É cada vez mais óbvio que o sistema escolar precisa de mudar a fim de melhor satisfazer as necessidades de todos os estudantes!

A educação regenerativa visa criar um mundo mais justo e sustentável e não apenas reproduzir conteúdos. Baseia-se no pensamento holístico e sistémico, tem em conta a interligação de todos os sistemas vivos e encoraja as crianças a pensar de forma crítica e criativa. Além disso, põe um grande foco na aprendizagem baseada na experiência da comunidade e, frequentemente, incorpora elementos de conhecimento indígena/ancestral e de ecoliteracia.

É pela constatação da insustentabilidade dos sistemas atuais, e por acreditarmos que para atingirmos a sustentabilidade temos de começar pela regeneração, que nos propomos a criar uma escola regenerativa, que tem por missão semear, na aldeia de Liteiros, uma proposta educativa a nível do 1º ciclo que promova o desenvolvimento pessoal, cívico e emocional da criança, colocando a relação desta com todas as dimensões do meio em que se insere no centro do processo de aprendizagem.

Como o fazemos?

Interdisciplinaridade

Com a metodologia de projetos, as crianças contactam com a interdependência das várias disciplinas, tendo assim uma abordagem mais integral e significativa da aprendizagem. Desenvolvem também o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, essenciais para o sucesso no mundo moderno. Esta abordagem ajuda ainda a quebrar as fronteiras tradicionais das disciplinas, levando a uma experiência de aprendizagem mais motivadora.

 

Ensino Doméstico

Esta abordagem permite que os responsáveis educativos ​​escolham o currículo e os métodos de ensino que melhor se adequam às necessidades individuais das crianças. A lei portuguesa permite o ensino doméstico desde que as crianças estejam matriculadas em escolas públicas ou privadas e acompanhadas por tutores. No Sementes temos uma equipa multidisciplinar, pronta a apoiar o processo individual de cada criança e família, garantindo uma educação de qualidade e que respeita as orientações do Ministério da Educação.

Intergeracionalidade

Reconhecemos o poder da aprendizagem intergeracional, pelo que integraremos as gentes de Liteiros no processo de ensino. Estas partilharão a sua sabedoria com as crianças, proporcionando-lhes aprendizagens valiosas em atividades quotidianas como por exemplo costura, carpintaria ou cozinha. Em troca, as crianças desenvolverão projetos comunitários, usando a sua criatividade e capacidade de resolução de problemas para lidar com alguns dos desafios que a aldeia enfrenta.

Regeneração

Uma das principais características da escola será o sistema de agricultura sintrópica que se encontrará no terreno. Nele as crianças poderão explorar e aprender sobre os ciclos da Natureza – desenvolvendo uma compreensão mais profunda da interconectividade do Homem à Terra e, assim, da importância de preservar a biodiversidade e o meio em que vivem – enquanto produzem os seus próprios alimentos.

Interculturalidade

Fomentamos a diversidade e compreensão culturais através da nossa biblioteca – que inclui livros em múltiplas línguas e com diversos contextos culturais – e das parcerias que queremos desenvolver com escolas pelo mundo fora, que partilham a nossa abordagem. Vamos também enaltecer importantes festivais e eventos culturais de todo o mundo ao longo do ano, fomentando nas crianças uma perspectiva global.

Pré-inscrição 2023/2024​