Vamos pôr o mundo dentro de uma aldeia?
Há projectos que começam apenas porque, aqueles que neles acreditam, tomam pelas próprias mãos a construção dos mesmos. Em alguns casos a construção é literal. É o caso da escola em Liteiros. Há muitos anos, a população desta aldeia construiu o espaço que não existia. Abriu as fundações, ergueu as paredes até metade e tratou de mostrar à autarquia como aquele espaço era importante para a comunidade. Assim nasceu o Jardim de Infância de Liteiros. Os tempos mudaram mas alguns sonhos sobrevivem ao passar dos anos. Depois dos centros escolares terem agregado as crianças nas cidades e as escolas de aldeia serem deixadas ao abandono, outras gentes desejaram que estas escolas e estas comunidades tenham de novo pulso. Nova vida. E nova capacidade de contribuir para sociedades mais alerta e preparadas para os desafios do presente e do futuro, não esquecendo as lições e aprendizagens do passado. Os tempos mudaram e, com eles, a ciência da aprendizagem. Desde há muito que os maiores pedagogos defendem que o aluno deve estar no centro do processo de aprendizagem, que lhe seja oferecida a possibilidade de aprender ao seu ritmo aquilo que de facto precisa e deseja descobrir. Que a curiosidade seja premiada e que o percurso individual de cada criança seja um caminho novo, nunca antes percorrido e que permita a cada uma chegar onde ninguém nunca antes chegou. Os tempos mudaram de facto, e hoje, as práticas ambientais ganharam outro relevo, estão indomáveis e precisam de encontrar quem as possa entender, cultivar e, de forma orientada, promover através de comportamentos sustentáveis e regenerativos. Os tempos foram mudando assim como a sociedade. Os velhos foram sendo postos de lado, as muralhas da escola separam a energia das crianças do tecido social e com a população em velocidade crescente, a tendência é para que a divisão entre os diferentes sectores sociais se aprofunde. As crianças e os velhos, a escola e a fábrica, o café da aldeia e a biblioteca fazem tudo parte de um mesmo organismo. Esse organismo deverá conhecer-se e promover a sinergia e a cooperação. Os tempos estão a mudar e em Liteiros, na antiga escola, está a nascer uma escola nova. Uma escola integrativa, de 1º ciclo, que ambiciona entender e dar a conhecer o privilégio de sermos crianças. A oportunidade que é estar-se a começar um processo de desenvolvimento pessoal individualizado junto de pares, independentemente da geração a que pertencem. A importância que a relação tem para o processo de ensino-aprendizagem. Os tempos chegaram. Bem vindos ao Sementes.