Preparar o próximo ano letivo, com o Sementes!

Com a abertura das inscrições para o 1º ciclo, é natural que surjam algumas questões e anseios.

A escola industrial representa – para a maioria das famílias – uma realidade já conhecida mas também muitíssimo ultrapassada!

Porque as necessidades das crianças de hoje não são as mesmas de há umas décadas!

No entanto a escola dita tradicional – à qual preferimos chamar industrial, porque foi da Revolução Industrial que ela nasceu – mantém-se praticamente igual desde os séculos XVIII e XIX.

E é precisamente por acreditarmos que a educação tem de mudar, para refletir e acompanhar o crescimento cultural do século XXI, que criámos o Sementes!

Estamos muito entusiasmados por partilhar convosco os nossos objetivos para o ano letivo de 2023/2024, focando-nos em fornecer o melhor apoio às famílias, aos estudantes e às escolas do município de Torres Novas.

De que forma é que o Sementes pode dar esse apoio?
 

– Burocracia simplificada para as famílias: Disponibilizamos o apoio de uma consultora experiente na legislação e regulamentação do Ensino Doméstico e Individual, para auxiliar as famílias com toda a documentação necessária para a inscrição nas escolas, para que tenham uma experiência mais tranquila.

– Capacitar os alunos para o sucesso: Estamos disponíveis para acompanhar os seus filhos ao longo do ano letivo, garantindo que eles acompanham o currículo exigido e se envolvem numa experiência de aprendizagem ativa, integrada e significativa.

– Criar e manter ligações duradouras com as escolas:  Manteremos um canal direto com os professores responsáveis, partilhando todos os materiais e atualizações necessários para apoiar a progressão académica do seu filho/da sua filha de forma harmoniosa e integrada.

– Grupos etários diversos para uma experiência de aprendizagem mais rica: O nosso foco na aprendizagem intergeracional subentende uma diversidade etária promotora de um ambiente onde as crianças aprendem umas com as outras e com outros adultos de referência, expandindo os seus horizontes enquanto desenvolvem competências sociais.

– Tutores especializados sempre ao lado deles: Os nossos tutores estarão disponíveis para prestar assistência, orientação e encorajamento, de forma a garantir que o seu filho/a sua filha tenha todo o apoio de que necessita para se desenvolver de forma plena, em articulação com o meio em que se encontra.

– Áreas curriculares diversas: A metodologia de trabalho por projetos permitirá às crianças aprofundarem temas do seu interesse, enquanto desenvolvem os conteúdos definidos pelo Ministério da Educação como essenciais, e os relacionam com outras áreas curriculares igualmente importantes, como a eco-literacia, a agricultura regenerativa, o pensamento sistémico e a sociocracia.