O pré-escolar e o 1° ciclo do Sementes

A escola Sementes é uma instituição inovadora e regenerativa que acredita no poder do ensino transdisciplinar para atender às necessidades diversas das crianças.

Queremos capacitá-las a pensar criticamente, trabalhar em colaboração com a comunidade que as envolve e ter um impacto positivo na bio-região onde se inserem.

Por isso, dedicamo-nos a proporcionar-lhes uma experiência de aprendizagem regenerativa, enriquecedora e integral que as prepara para o futuro.

Em setembro 2025, abrimos as portas para o pré-escolar e o 1º ciclo! Desta forma podemos desde já servir as inúmeras famílias que nos chegam e ao mesmo tempo criar evidências que viabilizem a sua integração na oferta pública de ensino.

O que nos move e porquê?

Abrimos os braços à diversidade e à inclusão


O sistema atual enfrenta grandes desafios para atender às necessidades únicas dos estudantes de diferentes origens, ou que se encontram nas franjas – académicas, socio-económicas ou culturais – perpetuando a discriminação e o preconceito.

É necessário criar um ambiente escolar mais inclusivo e equitativo, onde todos os estudantes se sintam seguros, apoiados, vistos e valorizados.

Criamos as oportunidades de acesso a uma educação de qualidade


A falta de acesso a uma educação empoderadora e de qualidade é uma realidade para muitas crianças, particularmente as de comunidades rurais ou de baixos rendimentos.

É necessário que se criem condições de acesso para todos, independentemente do estrato social ou da região onde vivem. É nesse sentido que estamos a trabalhar, integrados na ARCA27, para que esta proposta faça parte da rede pública.

Passamos o foco do ensino para a aprendizagem

 

O modelo tradicional de ensino, no qual o professor fica em pé à frente do grupo e dá palestras, pode ainda servir para alguns, mas há cada vez mais crianças que têm dificuldade em aprender neste tipo de modelo passivo de transmissão de conhecimento.

É necessário criar oportunidades de aprendizagem mais ativas, centradas na relação que a criança estabelece com o ambiente em que se insere.

Promovemos a aprendizagem e a avaliação contínuas

 

O atual sistema de testes padronizados não mede com precisão os conhecimentos ou capacidades das crianças. Basta pensarmos em todos os testes que fizemos no nosso tempo de escola e no que retivemos até hoje…

É necessário criar formas mais autênticas de avaliação, que permitam aos alunos gerir o seu progresso individual e demonstrar continuamente a aquisição de conhecimentos e aptidões de forma mais significativa.

Preparamos os alunos para as competências do futuro

 

A educação regenerativa visa criar um mundo mais justo e sustentável e não apenas reproduzir conteúdos. Baseia-se no pensamento integral e sistémico, tem em conta a interligação de todos os sistemas vivos e encoraja as crianças a pensar de forma crítica e criativa. Além disso, põe um grande foco na aprendizagem baseada na experiência da comunidade e incorpora elementos de conhecimento ancestral e de ecoliteracia.

É pela constatação da insustentabilidade dos sistemas atuais, e por acreditarmos que para atingirmos a sustentabilidade temos de começar pela regeneração, que nos propomos a criar uma escola regenerativa.

A nossa missão? Semear, na aldeia de Liteiros, uma proposta educativa que promove o desenvolvimento pessoal, cívico e emocional, colocando no centro do processo de aprendizagem a relação da criança/jovem com todas as dimensões do meio em que se insere.

Como o fazemos?

Duas crianças do pré-escolar pintam uma palete com giz, no exterior.

Pré-escolar e 1º ciclo

Estamos a preparar tudo para em Setembro de 2025 abrirmos portas e darmos início a uma experiência única de aprendizagem para as crianças do pré-escolar e 1º ciclo!

Acolhidas por uma equipa e um espaço onde aprender é natural, brincar é essencial e crescer é uma descoberta diária.

Pré-inscrições abertas – reserve já o seu lugar!

escola sementes - 20240819 Sementes - Escola Sementes em Liteiros, Torres Novas

Transdisciplinaridade

Com a metodologia de trabalho de projeto, as crianças contactam com a ligação das várias disciplinas, tendo assim uma abordagem mais integral e significativa da aprendizagem. 

Ao quebrarmos as fronteiras tradicionais das disciplinas, a aprendizagem torna-se mais motivadora e cativante.

Desenvolve também o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, essenciais no mundo moderno.

escola sementes - 20231031 210345 scaled e1716222976662 - Escola Sementes em Liteiros, Torres Novas

Intergeracionalidade

Reconhecemos o poder da aprendizagem intergeracional, pelo que integramos a comunidade no processo de aprendizagem.

Na partilha de saberes com as crianças, desenvolvem-se as aprendizagens em atividades como a costura, carpintaria ou cozinha.

Em troca, as crianças desenvolverão projetos comunitários, usando a sua criatividade e capacidade de resolução de problemas para lidar com alguns dos desafios que a aldeia enfrenta.

escola sementes - 20231003 114907 scaled e1716224443130 - Escola Sementes em Liteiros, Torres Novas

Interculturalidade

Fomentamos a diversidade e compreensão culturais através da nossa biblioteca – que inclui livros em múltiplas línguas e com diversos contextos culturais – e das parcerias que queremos desenvolver com escolas pelo mundo fora, que partilham a nossa abordagem.

Temos também um calendário com importantes festivais e eventos culturais de todo o mundo ao longo do ano, para fomentar nas crianças uma perspectiva global.

escola sementes - 20231120 105145 scaled e1716224514601 - Escola Sementes em Liteiros, Torres Novas

Regeneração

Uma das principais características da escola será o sistema de agricultura sintrópica que se encontrará no terreno.

Nele as crianças poderão explorar e aprender sobre os ciclos da Natureza – desenvolvendo uma compreensão mais profunda da interconectividade do Homem à Terra e, assim, da importância de preservar a biodiversidade e o meio em que vivem – enquanto produzem os seus próprios alimentos!

escola sementes - 20231114 113630 scaled e1716224739578 - Escola Sementes em Liteiros, Torres Novas

Sociocracia

A sociocracia é um modelo de gestão baseado na tomada de decisões por consentimento, promovendo a participação ativa de todos os envolvidos no processo educativo. 

Em vez de decisões impostas hierarquicamente ou votadas pela maioria, a sociocracia garante que as propostas só avançam depois de todas as vozes serem ouvidas e as necessidades do círculo tidas em conta.

Perguntas frequentes

Sim. Atualmente, estamos a finalizar os trâmites legais necessários junto do Ministério da Educação para a nossa abertura oficial em setembro.

Durante este processo, apenas estamos a recolher pré-inscrições para podermos entender e comunicar às entidades responsáveis quantas crianças estarão connosco no início do ano letivo e podermos preparar tudo.

A pré-inscrição não representa um compromisso formal, mas garante que estas famílias serão as primeiras a receber atualizações e informações sobre o processo de abertura e a garantir a vaga.

Administrativamente, os grupos serão diferenciados – os objetivos específicos do pré-escolar e os do 1º ciclo são diferentes e, administrativamente, necessitam de ser distinguidos.

Para mais detalhe podem consultar o capítulo “Etapas de aprendizagem” no Projeto Educativo.

A nível de utilização do espaço interior do edifício, e de acordo com as necessidades específicas de cada faixa etária, cada grupo terá uma  tutora/educadora e uma assistente operacional responsáveis e uma sala que servirá de base, mas não limite, ao desenvolvimento das aprendizagens e à estruturação do material.

Contudo, sempre que possível, os grupos trabalharão em conjunto no desenvolvimento dos projetos, com mais ou menos aprofundamento, de acordo com as especificidades únicas de cada criança e de cada projeto.

Tanto o pré-escolar como o 1º ciclo só poderão ter até um máximo de 20 crianças cada.

Para quem já está nos playgroups / é sócio do Sementes, o valor do seguro já está pago, pelo que não se repetirá. Só haverá renovação da quota (que reverte para o seguro escolar) no próximo ano.

No ato da inscrição iremos sim pedir um pagamento de duas mensalidades no primeiro mês, como valor de inscrição.

Dispomos de 3 valores de mensalidade diferenciados. Os critérios de acessibilidade a cada um dos valores estão disponíveis para consulta no Capítulo “Inclusão e diversidade” do Projeto Educativo.

Estamos também a oferecer o Programa Irmãos & Amigos: Ao inscreverem dois ou mais irmãos ou ao trazerem outra família que se inscreva, beneficiam de 15% de desconto na vossa mensalidade.

Se quiserem saber mais, agendem uma visita e esclareceremos todas as dúvidas.

As crianças dormirão na sala, que terá cortinas de blackout e mais colchões. Cada criança deverá trazer um saco-cama/edredon, que as acompanhará ao longo do ano.

Na grande maioria dos dias iremos comer no espaço exterior.

Nos dias de chuva ou de muito calor, comemos todos na sala da Iniciação, que será depois limpa, durante a hora da regeneração (as crianças da etapa de iniciação ficarão a ler, a meditar ou a pintar e os da exploração a dormir/descansar).

Além dos jogos didáticos, para atingir objetivos específicos, dispomos de alguns brinquedos de madeira e de tecido, mas maioritariamente os brinquedos serão a natureza lá fora e o que a criatividade das crianças lhes permitir criar.

Para servir as crianças e famílias da forma a que nos propomos temos, primeiro, que começar por vos conhecer. Só a partir desses dados poderemos criar um plano de base que, não sendo nunca algo estático, nos permita ir ao encontro dos potenciais de cada um.

Temos contudo objetivos gerais que queremos atingir, os quais podem consultar no nosso Projeto Educativo, e algumas propostas que queremos trazer, como as oficinas de eco-literacia e a experimentação na horta escolar; as oficinas de mindfulness e psicomotricidade; e os projetos comunitários.

As instalações sanitárias dispõem de duas sanitas pequeninas que serão utilizadas pelas crianças da Etapa de Exploração, de forma a promover a sua autonomia.

Teremos também redutores de sanita e escadas, para o caso de várias crianças em simultâneo precisarem de usar a casa de banho e terem de usar as dos mais crescidos.

Sim, este código de vestuário é normativo.

Não temos uniforme, porque não acreditamos em uniformidade. Mas temos um código de vestuário para promover a harmonia e o bem-estar. Desta forma, cada criança se pode ainda vestir “ao seu estilo” dentro de linhas orientadoras claras.

Queremos que as crianças possam ser quem são, num ambiente onde se sintam livres, confortáveis e conectadas com a natureza. Por isso, sugerimos roupas de materiais naturais, mais saudáveis para o corpo e para o planeta.

Também pedimos que evitem imagens de marcas, desenhos animados ou logótipos, não porque os rejeitamos, mas porque já fazem parte do dia a dia das crianças.

Aqui, queremos criar um espaço tranquilo onde a comparação e a competição dão lugar à descoberta, à imaginação e ao respeito.

As crianças poderão entrar ou sair a qualquer hora, dentro dos horários de abertura e fecho do espaço, de acordo com as rotinas familiares de cada um. Nós pedimos apenas que se cumpra o número mínimo e máximo de horas, pelas razões apontadas no Projeto Educativo.

Mas estamos flexíveis para analisar caso a caso junto das famílias. Falem connosco!

Antes de iniciar o ano, teremos uma conversa com cada família para perceber o contexto de cada uma, necessidades específicas da criança e assim podermos criar um processo individual para cada uma.

Nas primeiras semanas de permanência da criança na escola (e este número de semanas vai variar de criança para criança e de família para família) o cuidador que traga a criança é convidado a ficar o tempo suficiente para que a criança se sinta à vontade no espaço e com a equipa e as outras crianças.

Iremos sempre conversar com cada família a propósito da sua criança quando surgir essa necessidade, mas idealmente ao fim de umas semanas, o tempo de permanência dos cuidadores na escola é progressivamente menor, para promover a autonomia das crianças e a transição para outro espaço/pessoas de confiança.

Mas como dissemos, cada caso é um caso, e só analisando no momento é que poderemos dar respostas concretas de como se vai processar cada transição.

Pré-inscrição 2025/2026

Pré-inscrições na escola Sementes
pt_PTPortuguês