José Pacheco regressa a Torres Novas para um encontro sobre o futuro da educação
O Núcleo Sementes e as edições João Pedro Condesso convidam todos os interessados para um evento inspirador no dia 3 de maio, pelas 11h, na Casa do Povo de Liteiros.
Teremos a honra de contar com o ilustre Prof. José Pacheco, cofundador da emblemática Escola da Ponte!
O professor esteve connosco pela primeira vez em maio de 2023, num evento que juntou pais e educadores na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, e na Escola Básica de Liteiros.
Dois anos depois, o professor regressa a Liteiros, para nos trazer reflexões profundas e inspiradoras sobre o futuro da educação. Para isso iremos também contar com a importante presença do professor Carlos Ferreira, diretor do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves e com o professor Joaquim Cabral, vereador do pelouro da educação em Torres Novas, que estarão à conversa com o professor José Pacheco.
Além desta conversa, faremos também o lançamento de duas obras inéditas sobre a educação, com sessão de autógrafos pelo autor.
Este encontro será também uma oportunidade para todos os que partilham o desejo de uma escola mais humana, mais justa e mais centrada no potencial único de cada criança.
Com a sua vasta experiência e uma visão pedagógica que atravessa fronteiras, José Pacheco traz-nos não apenas conhecimento, mas o impulso necessário para continuarmos a construir, juntos, uma nova construção social de aprendizagem, onde a escola se torna um espaço de liberdade, corresponsabilidade e sentido.
O evento é gratuito e aberto a todos: famílias, educadores, técnicos, estudantes, decisores políticos e todos os que acreditam que educar é um ato de transformação social.
Os lugares são limitados, pelo que é necessário que se inscreva aqui para garantir o seu lugar.
Junte-se a nós neste momento de encontro, escuta e partilha.
📍 3 de maio · 11h · Casa do Povo de Liteiros
📚 Lançamento de livros + conversa com José Pacheco + sessão de autógrafos
No final do encontro teremos uma receção preparada na Escola Básica de Liteiros, a cerca de 400 metros da Casa do Povo, para continuarmos a conversa de modo mais informal e desfrutando de um pequeno aperitivo preparado pela equipa do Sementes.
Nas palavras de Rubem Alves, «Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.»
Junte-se a nós na construção desta escola que são asas.